Precisa de ajuda?

+Contacto DIREFOR   +351 302 070 542   Dias úteis das 09h00 às 18h30

04/11/2021

Lançada Agência Europeia para o Empreendedorismo

Foi ontem lançada, no palco principal da Web Summit, a estrutura europeia dedicada ao Empreendedorismo, designada ESNA - Europe Startup Nations Alliance.

 

No lançamento, o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital esteve acompanhado por Eoghan O´Neill, da DG CONNECT - Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, da Comissão Europeia.

 

A Agência Europeia para o Empreendedorismo (ESNA) é a primeira entidade com a missão de apoiar os governos europeus na melhoria das condições estruturais para as 'startups', para garantir que possam crescer em qualquer estágio do seu ciclo de vida.

 

O lançamento da ESNA, que terá representação permanente em Lisboa, marca o início da fase de implementação da EU Startup Nations of Excellence (EU SNS).

 

Lançada em março de 2021, a EU SNS já foi assinada por 27 países – 26 Estados-membros da União Europeia e Islândia. Resulta de um acordo político, em toda a Europa, sobre oito 'padrões' necessários para garantir que as 'startups' europeias aproveitem as condições mais favoráveis para crescer em todas as fases do seu ciclo de vida.

 

A ESNA terá também um papel focado na ação e em apoiar os seus países membros a tornarem-se numa nação 'startup'. As suas operações incluem a partilha ativa das melhores práticas e o fornecimento de apoio técnico aos governos dos países membros da ESNA.

 

A ESNA vai ainda monitorizar o progresso dos países membros na implementação das melhores práticas.

 

 

Fonte: PortugalGov