A certificação de Entidades Formadoras pela DGERT prevê um conjunto de requisitos que as entidades devem cumprir, nomeadamente:
1. Requisitos prévios
Condições legais (registo/constituição, situação tributária, entre outras).
2. Requisitos do referencial de qualidade
Condições mínimas de capacidade e das práticas processuais implementadas (estrutura e organização internas, processos de desenvolvimento da formação, resultados e melhoria contínua).
Anualmente, a entidade formadora certificada realiza um processo de autoavaliação do seu desempenho, com base em indicadores da qualidade.
Podem ainda ser avaliadas através de auditorias asseguradas pela DGERT para obterem a certificação ou posteriormente para mantê-la.
Vantagens da Certificação
A implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a norma ISO 9001 permite demonstrar o compromisso das Organizações com a Qualidade e satisfação dos seus clientes. Reforça a imagem institucional e acompanhamento do mercado em constante evolução.
A ISO 9001:2015 posiciona a nova versão da norma entre os esforços da organização em direção a um desenvolvimento sustentável e a promove como ferramenta para melhorar o desempenho geral.
Ela incentiva a intensificação do foco de interessados internos e externos na adoção de uma abordagem baseada no risco para a gestão da qualidade e enfatiza a importância da adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SQG) como decisão estratégica da organização.
Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade
A implementação de sistemas de Gestão da Qualidade (NP EN ISO 9001), Ambiente (NP EN ISO 14001), Segurança e Saúde no Trabalho (OSHAS 18001/ NP 4397), entre outros referidos adiante é importante para a competitividade das empresas.
Como principais vantagens para a implementação da certificação de uma organização destaca-se o seguinte:
Os diversos Sistemas
Implementamos e fazemos a manutenção dos diversos sistemas existentes: