Dada a atual situação do mercado e de crise financeira muitos dos empresários debatem-se com a necessidade de viabilizar as suas empresas e de lhes proporcionar a sua capitalização e / ou o saneamento financeiro pretendido.
O que queremos e o que poderemos vir a ser?
Como recuperar, viabilizar e aumentar a rentabilidade de uma empresa?
Através dos nossos Consultores de Gestão e Financeira, procedemos à análise dos gastos gerais da empresa e respetivo perfil de consumo. Apresentando as respetivas soluções de poupança.
Deslocalização da produção:
A nossa forma de abordagem para a recuperação de empresas:
- Aplicamos uma metodologia baseada na nossa experiência para identificar as causas do insucesso da gestão, da situação económica e financeira. Procedemos à implementação de um plano de ações, ao nível operacional, para sustentar e viabilizar o negócio a todos os níveis.
- Como especialistas em recuperação e gestão de empresas providenciamos serviços especializados para a reestruturação financeira e empresarial.
- Começamos com rápido diagnóstico para determinar as áreas que requerem uma intervenção imediata.
- O objetivo é identificar o problema e desenvolver a estratégia para a recuperação da empresa.
- Durante o período de diagnóstico, as áreas problemáticas e passíveis de intervenção serão trabalhadas para se providenciar a viabilidade da empresa e dos seus negócios.
- A Reestruturação Financeira pode passar também pelo recurso ao RERE, PER ou programa Capitalizar.
Conheça o Sistema de Recuperação de Empresas por via Extrajudicial!
O SIREVE permite que, ao invés de recorrerem aos processos judiciais, as empresas que se encontrem numa situação financeira difícil, possam optar por celebrar um acordo extrajudicial visando a recuperação e viabilização da empresa, o devedor, e que lhe permita continuar a sua atividade económica.
O Sistema de Recuperação de Empresas por via Extrajudicial, procede-se através de acordo entre a empresa e todos ou alguns dos seus credores que representam no mínimo 50% do total das suas dívidas e que permita a viabilização da empresa.
Durante todo o procedimento do SIREVE, as empresas beneficiam de um acompanhamento por parte do IAPMEI.
No processo negocial é garantido um elevado nível de discrição, na medida em que não é necessário envolver todos os credores da empresa.
É de salientar que o SIREVE não é um processo de insolvência, nem de pré-insolvência (não confundir com o PER). É sim um processo que está à disposição das empresas que ainda são viáveis, que procuram equilibrar novamente a sua tesouraria e regularizar a sua situação tributária com um acordo a longo prazo.
O SIREVE não passa pelo tribunal, não é necessário alterar a gerência da empresa, nem tem a intervenção de Administrador Judicial, sendo acompanhado e concluído pelo IAPMEI.
Este acordo extrajudicial constitui uma vantagem muito significativa no atual difícil contexto económico-financeiro em que o tecido empresarial português se desenvolve.
Os nossos serviços:
Através de uma equipa qualificada e experiente promovemos a reestruturação financeira e a viabilização da empresa, em sede de SIREVE, através de uma metodologia que passa pelas seguintes etapas:
Conheça o novo RERE, regime extrajudicial de recuperação de empresas.
O novo regime extrajudicial de recuperação de empresas (RERE) permite às empresas com dificuldades económicas possam negociar com os seus credores, beneficiando das vantagens deste instrumento previsto na lei.
O RERE é um instrumento que permite às empresas em dificuldades possam iniciar negociações com uma parte ou a totalidades dos seus credores de forma confidencial e voluntária, para possibilitar a sua recuperação.
Os nossos serviços
Através de uma equipa qualificada e experiente promovemos a reestruturação financeira e a viabilização da empresa, em sede de RERE, regime de recuperação de empresas, através de uma metodologia que passa pelas seguintes etapas:
Apoiamos a recuperação e a revitalização da sua empresa
O Processo Especial de Revitalização foi aprovado pela Lei n.º16/2012, de 20 de abril. Tendo alterado o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas (CIRE), afeiçoando-o às necessidades económicas vividas em Portugal.
O PER potência a recuperação dos devedores em situação económica difícil, sempre que esta se afigure possível. Foi criado para preservação do tecido económico e empresarial Português.
O PER destina-se às empresas que estão em situação de pré-insolvência ou com dificuldades em cumprir as suas obrigações. Sendo necessário manifestar junto de um tribunal, em conjunto com um credor, a sua intenção de salvar a empresa.
Através do processo especial de revitalização as empresas conseguem um máximo de três meses para organizar o plano de recuperação. Durante esse período, nenhum credor pode exercer os seus privilégios. Já que as ações de cobrança de dívida - incluindo o próprio Estado - são suspensas.
Os nossos serviços
Através de uma equipa multidisciplinar constituída por Economistas, Advogados e Administradores Judiciais, desenvolvemos os seguintes serviços:
A atividade da sua empresa está a estagnar, e a começar a perder receitas?
Necessita de reestruturar a sua organização ao nível estratégico e operacional?
Na Direfor Consulting poderá contar com uma equipa experiente de consultores seniores que poderão apoiar a sua empresa no planeamento e gestão estratégica, independentemente da fase do ciclo de vida que a sua empresa estiver a atravessar.
Apoiamos igualmente na implementação das ações necessárias ao nível operacional para garantir a viabilidade, sustentabilidade e sucesso da sua empresa no médio e longo prazo.
A Consultoria Estratégica exige uma análise rigorosa da situação da empresa, da concorrência e da envolvente, de forma a ser possível fazer o levantamento das informações necessárias e definir as respostas devidas.
Para perceber o problema levantado, e definir a melhor estratégia para a sua empresa, os consultores recorrem a dados estruturados e não estruturados de fontes internas e externas, assim como através de estudos e benchmarking.
A Consultoria Estratégica assume um papel chave, podendo apoiar na tomada de decisões empresariais importantes, em diversas fases da vida empresarial:
A nossa metodologia para o desenvolvimento do plano estratégico, considera as seguintes etapas:
1. Diagnóstico da situação, identificação do problema e previsão de cenários;
2. Planeamento estratégico e definição de objetivos;
3. Definição de modelos e ações a implementar;
4. Acompanhamos e apoio na implementação da estratégia a nível operacional.
Na Consultoria Estratégica utilizamos e desenvolvemos diversos instrumentos para ajudar a solucionar os desafios que as empresas enfrentam, entre os quais: